domingo, 8 de agosto de 2010

Twitter


O Twitter é uma ferramenta muito dinâmica, interativa, de comunicação ágil, de grande alcance e colaborativa, possibilitando desta maneira o desenvolvimento de muitas atividades pedagógicas.

O Twitter é um microblog colaborativo, onde se podem postar mensagens de no máximo 140 caracteres.  A interatividade é a palavra chave do twitter, porque são visíveis além das mensagens postadas por você como também as mensagens do Twitter de outras pessoas que você escolher.

No Twitter você "segue" pessoas e é "seguido" por elas. Seus seguidores podem interessar-se em seguir seus amigos também, formando uma rede, onde todos  recebem no seu Twitter. Embora seja uma ferramenta recente, criada em 2006, é uma das mídias sociais mais movimentadas no Brasil.

O Twitter traz novas e interessantes possibilidades para os processos educacionais. Veja algumas sugestões para utilizar o Twitter na educação:
  • Língua do Twitter: enviar twits em línguas estrangeiras e pedir que os alunos respondam na mesma língua ou que traduzam o twit em seu idioma nativo.
  • Twitter e Política: seguir um político ou candidato a presidente e seguir e documentar sua trajetória.
  • Criação de microtextos.
  • Compartilhar sites: periodicamente, cada aluno tem o compromisso de compartilhar um novo site interessante que tenha conhecido na Web.
  • Twit em outros tempos: eleger um personagem importante da história da civilização ou de seu país e criar para ele uma conta no Twitter. Num determinado prazo de tempo, escrever no Twitter como se fosse esse personagem, com estilo e vocabulário da época, imaginando o que ele diria.
  • Intercâmbio cultural: estimular os alunos para que encontrem um tuiteiro de outra cidade, estado ou país e conversem diariamente com ele durante um período de tempo para conhecer sua cultura, seus interesses, amigos, familiares. Ideal para aprender sobre outras culturas.
  • Comunicação: comunicar aos estudantes mudanças no conteúdo dos cursos, horários, lugares ou outras informações importantes. Cultivar conversas nas quais participem todos os estudantes que assinam o Twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário